MEUS PLANOS E OS PLANOS DE DEUS

01/08/2015 17:43

Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais (Jer. 29:11)

 

- Todo o fim de ano é um tempo de novos planos.

- Comentava hoje, logo no início da tarde, que na realidade este dia é mais um dia simplesmente.

- Assim como todos os outros, tem exatamente 24 horas.

- Mas sem a menor dúvida, é uma oportunidade para refletirmos sobre o que passou e sobre o que virá.

- Sobre o que passou, gostaria de lhes perguntar: como você aproveitou o ano que passou?

- É muito importante pensarmos sobre isto porque a Bíblia nos orienta claramente a aproveitarmos os nossos dias sobre a terra - Salmos 90:12  nos diz: “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio”.

- Penso que a respeito do tempo que perdemos, nos daremos conta claramente quando estivermos próximos da morte. Muitos, senão a grande maioria, pensarão neste dia: o que fiz com a minha vida. Quantas coisas sem importância eu considerei como de relevante importância, ao passo que gastei meu pouco tempo com coisas fúteis.

- No final da vida certamente muitos pensarão assim: poderia ter dado mais valor a Jesus, mais tempo para Deus, mais tempo para minha família, ser mais cooperativo, ajudar mais, observar mais meu pai, minha mão, meus filhos, enfim, são tantas coisas.

- Um fim de ano é sempre uma oportunidade para pensarmos: o que eu fiz com o meu ano.

- É uma oportunidade para darmos uma calibrada em nossa vida.

- Fazer um exame e propor um pacto com Deus: “eu vou mudar

- Diante disto fica aqui uma proposta: vamos mudar em 2011.

- Sei que vocês tem planos bem interessantes para 2011, então quero lhes convidar nesta noite a colocá-los diante do Senhor.

- Porque a Bíblia diz coisas bem interessantes acerca dos nossos planos: O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR (Provérbios 16:1)

- Muitas vezes o ser humano fica frustrado com as respostas que recebe do Senhor acerca de seus planos.

- Você muitas vezes olha para o lado para o lado e vê o ímpio prosperando materialmente e pensa que ele é que está abençoado. Não se engane: O Salmo 37, versículo 7 nos diz:Descansa no SENHOR e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios

- Deus tem planos melhores pra você que os teus próprios planos.

- Os teus planos, querido irmão e querida irmã, são de ser abençoado durante a vida na terra, mas os planos de Deus são de te abençoar para uma eternidade.

- Esta é a grande diferença entre nós e Deus.

- Deus tem uma visão do todo, nós só conseguimos enxergar até onde nossa vista alcança.

- Embora a Palavra de Deus nos garanta que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” (Romanos 8:28), é extremamente comum ver crentes reclamando daquilo que Deus tem feito ou tem lhes dado, ou então tem lhes negado.

- Eu não sei com certeza os detalhes daquilo que Deus irá fazer em 2011, mas eu posso te garantir que Ele está te preparando o melhor.

- Deus está cuidando do cumprimento das promessas na tua vida neste exato instante.

- Ele está ordenando a bênção para você agora.

- Não há menor dúvida acerca disto, mas a sua bênção não virá como você espera.

- Ele sabe como te abençoar de fato.

- Nos planos do homem certamente estão incluídos sucesso na área profissional, pessoal, financeira, amorosa, familiar, entre tantas outras.

- Quero lhes afirmar que Deus não exclui estas coisas.

- Mas Ele tem outras prioridades e quer nos ensinar a colocar nossas vidas de acordo com as suas prioridades. Jesus mesmo falou: buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas (Mt. 6:33)

- Não tenho pretensão de saber exatamente quais são os planos de Deus para você em 2011, mas posso deixar aqui algumas sugestões de propósitos para você neste ano que se inicia para que você seja vitorioso:

1. Propósito de ser mais santo

- Não sei qual o pecado que tem te feito mal, mas sei que o pecado tem feito muito mal a muitas pessoas.

- Tem tirado a paz, tem deixado tristes e frustrados muitos crentes.

- Satanás têm enredado muitas vidas no pecado e esta é a principal causa do fracasso de muitos crentes.

- Pecados visíveis como vícios, mentiras, pequenos roubos, intrigas familiares, falta de perdão e pecados ocultos, que só você sabe.

- Se alguém aqui já viveu ou tem vivido uma vida de pecado, sabe que isto tirou ou tem tirado a sua comunhão com Deus. A pessoa se sente perdida, num deserto.

- Hoje é um bom dia para abandonar e fazer um pacto com o Senhor - Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. (I João 1:9)

- O segredo de uma vida vitoriosa é a vitória do crente sobre o pecado.

- Irmãos quero lhes dizer nesta noite que para crescermos mais em 2011, precisamos nos santificar muito mais, precisamos ter um coração puro, uma mente pura.

2. Propósito de buscar mais ao Senhor

- Muitos crentes tem uma vida cristã frustrada porque não buscam ao Senhor e a sua presença constantemente. Passam um dia inteiro sem sequer lembrar dEle.

- A Bíblia porém nos garante: Perto está o SENHOR de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade. (Salmo 145:18)

- É interessante, porém, que a Bíblia nos ensina a ser diferentes, o Apóstolo Paulo em I Tessalonicenses 5:17 até nos diz: “orai sem cessar”.

- Queridos, não podemos servir ao Senhor somente vindo aos cultos dominicais. Isto será inútil se não tivermos uma vida que considere a Deus em todos os aspectos dela:

- Paulo disse: “portanto quer vocês comam, quer vocês bebam, quer vocês façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus” (I Coríntios 11:31)

- O Senhor deve ser considerado em todos os aspectos de nossa vida: no trabalho, na família, no lazer, no esporte, nas amizades.

- Se você não tem vindo aos cultos de oração, aproveite para fazer um propósito de vir. Se você é um daqueles que vêm, venha com um propósito definido de orar. Muitos vemaos cultos, mas nem ao menos tem um propósito de oração.

- E tem a Palavra de Deus. Às vezes vejo pessoas começando bem, lendo a Bíblia, mas logo não dão a menor importância. Tem crente nos dias de hoje que acha que só o pastor deve ler a Bíblia.

 

3. Propósito de fazer a obra do Senhor com Excelência

- Irmãos, só tem uma coisa que Deus vai aceitar de nós: o melhor.

- Deus é um Deus de excelência, Ele só trabalha com o melhor.

- Ele não trabalha com mercadoria de segunda linha.

- Se ele nos pegou de segunda linha, Ele nos fez o melhor, nos capacitou com o melhor.

- Hoje eu quero te dizer: você é o melhor de Deus, é uma obra-prima dEle.

- Em todas as igrejas por onde passei já vi isto: as pessoas tem que dirigir um culto, mas não se preparam para isto, não oraram, não leram a Bíblia, não prepararam nem ao menos um pequeno esboço.

- Como esperar que Deus vai agir se fizermos a obra dEle de maneira mais ou menos.

- A Bíblia é clara quando diz: Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR relaxadamente!(Jeremias 48:10a)

- Da mesma forma: nosso louvor tem que ser de excelência, nossa oração tem que ser de excelência, nosso proceder tem que ser de excelência.

- Se possível, venham à Igreja com suas roupas de domingo.

- Prepare-se para ter, de fato, um grande encontro com o Senhor.

- Você vai ter.

4. Propósito de conduzir alguém a Cristo

- O clímax da vida cristã é atingido quando conduzimos alguém à salvação.

- Daniel 12:3 nos deixa uma promessa muito especial: Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como as estrelas, sempre e eternamente.

- Faça disto uma fixação na sua vida.

- Convide, fale, dê um bom testemunho.

- Você vai ver como se sentirá realizado.

5. Propósito de ser fiel com Deus

- Irmãos, tem a questão da fidelidade na área financeira com toda a certeza. Se você for fiel em seus dízimos e ofertas, Deus irá te abençoar. Deus irá abrir as portas, posso garantir. Tem pessoas perdendo muito mais porque tem roubado do Senhor.

- Mas tem principalmente o propósito de se manter fiel a deus independente das circunstâncias

- Esteja você onde estiver seja fiel ao Senhor e não negue e nem envergonhe o seu nome.

- mesmo que os outros riam de você, continue fiel.

- Mesmo que isto lhe custe, continue fiel ao Senhor, você não será envergonhado e nem confundido.

- Deus honrará a tua fidelidade.

6. Propósito de cumprir os propósitos

A Bíblia nos adverte: Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. Cumpre o voto que fazes. (Eclesiastes 5:4)

Que Deus te abençoe tremendamente

 

Sidinei Egon Simon