Maravilhosa Graça

27/07/2015 18:24

TEXTO: Efésios 2:4-10

Texto Áureo: Pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto é dom de Deus para que ninguém se glorie. (Efésios 2:8)

 

INTRODUÇÃO

1. Paulo escreveu este texto aos efésios. Éfeso era uma importante cidade considerada como centro político e religioso da época. Nesta cidade ficava o templo da deusa diana, a qual diziam que havia descido dos céus, o templo erguido a ela foi considerado como o edifício mais esplendido que já havia sido construído

2. Atos 19 nos mostra que Paulo trabalhou aqui durante três anos, e pôs o fundamento para a Igreja neste lugar. Seu ministério foi tão eficaz que “aqueles que tinham praticado artes mágicas trouxeram seus livros e os queimaram na presença de todos” (Atos 19:19). O culto idólatra caiu tanto que um fabricante de imagens chamado Demétrio provocou um motim contra Paulo

 

PROPOSIÇÃO - Esta noite quero vos apresentar uma concepção sobre a Graça de Deus. Como ela se manifesta, quais são seus atributos, qual a nossa parte no reino para que a graça de Deus seja manifestada.

 

O que é graça?

ü  Poderíamos definir a palavra simplesmente como aquilo que recebemos de alguém sem que nada nos custe.

ü  Outra concepção pode definir como aquilo que recebemos de alguém sem ser merecedor

ü  Importante observar aqui que recebemos de graça, mas isto não significa que pra quem nos deu, isto não tenha custado nada.

 

Vimos que Paulo fez ênfase especial em ensinar aos Efésios Cristão da época sobre graça. Vamos tentar entender os motivos disto.                                  

 

I.Características da graça de Deus

1.   Repartida livremente

Salmos 84:11 -> Porquanto o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam na retidão.

2.   Concede Poder

II Timóteo 2:1 -> Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus.

3.   Capacita para o viver Cristão

II Coríntios 1:12 -> Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que em santidade e sinceridade de Deus, não em sabedoria carnal, mas na graça de Deus, temos vivido no mundo, e mormente em relação a vós.

4.   Suficiente para as nossas necessidades

II Coríntios 12:9 -> e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo.

5.   Concedida aos humildes

I Pedro 5:5b -> Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

6.   Pode ser tornada inútil

II Coríntios 6:1 -> E nós, cooperando com ele, também vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão.

7.   Outorgada aos pecadores para a salvação

Romanos 11:6 -> Mas se é pela graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é de graça.

 

ü  Outras características poderiam ser descritas aqui.

ü  Na verdade a graça e a misericórdia de Deus estão profundamente entrelaçadas.

ü  Contar a parábola dos trabalhadores da Vinha – Mateus 20

ü  A síntese da graça para nossas vidas é Deus olha do alto de sua plenitude, nos vê como miseráveis pecadores, condenados à perdição eterna, sem paz, sem alegria, sem rumo, sem certezas, sem amor e comovido com nosso estado resolve pagar um preço muito alto para nos tirar desta situação, mas nos entrega isto gratuitamente.

 

 

II.Como é manifestada em nossa vida

  1. Não podemos por nós mesmos conseguir a salvação

Independente de nossos esforços, isto é totalmente impossível de se conseguir. Posso até ser uma boa pessoa, mas mesmo assim necessito da graça de Deus, manifestada em Jesus, para a salvação. Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, e ninguém vai ao Pai, senão por mim”

  1. Deus nos protege no reino espiritual por sua infinita graça

Lembre-se que somos totalmente indefesos contra o reino das trevas. Assim como temos em nós poder para a salvação, também não temos para nos defender das armadilhas do diabo. Portanto centre-se em Deus. Nós somos fracos, o diabo é forte mas Deus é todo poderoso.

  1. Deus cuida de ti

Filipenses 4:6 -> Não andeis ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e pela súplica, com ações de graças, sejam as vossas petições conhecidas diante de Deus.

-          Não andeis ansiosos por vossa vida quanto ao que haveis de comer ou beber (Mt 6:25)

-          Quanto necessitamos aprender que Deus tem cuidado de nós

-          Que portas fechadas são para nosso próprio bem

-          A Bíblia nos compara como pintinhos embaixo de uma galinha

-          Que Deus nos concede tão somente aquilo que precisamos

-          Que algumas coisas que tanto almejamos podem ser ruins

-          Que a graça de Deus é maior que tudo.

  1. Graça é uma questão de opção

A palavra de Deus deixa claro que a todos que o receberam Deus deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus (João 1:12). Da mesma forma todos os outros benefícios da graça de Deus, além da salvação, são recebidos da mesma forma

ü  Creio que no caso de Paulo, que tinha um espinho na carne, Deus poderia tê-lo curado, caso Paulo insistisse, mas Deus lhe deus a opção de ficar com o espinho na carne e com o poder ou sem poder e curado.Deus tem poder de curar sempre

ü  Quando não temos mais forças em nós é que Deus atua

ü  Quando nos humilhamos reconhecendo quem somos

ü  A graça de Deus é mais manifestada quando o pecado é maior. Paulo escreveu aos Efésios pois conhecia a sua história e sabia de onde eles haviam saído, como Deus os havia convertido de idólatras a cristãos.

 

CONCLUSÃO

1. Disse que falaria como podemos nos beneficiar da graça de Deus e posso afirmar que o modo mais correto de fazer isto é aceitar a sua graça, não apenas como graça salvadora, mas como a tendo em todos os momentos de nossa vida. Só há um modo seguro de sermos vitoriosos. RECEBENDO A GRAÇA DE JESUS, O UNGIDO, O CRISTO, EM TODAS AS COISAS.