Escolhas

01/08/2015 17:41

Josué 24:13-15: E eu vos dei uma terra em que não trabalhastes, e cidades que não edificastes, e habitais nelas; e comeis de vinhas e de olivais que não plantastes. Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade; deitai fora os deuses a que serviram vossos pais dalémdo Rio, e no Egito, e servi ao Senhor. Mas, se vos parece mal o servirdes ao Senhor, escolhei hoje a quem haveis de servir; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do Rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.

 

·         Todos os dias somos confrontados com situações em nossa vida

·         E todos os dias somos forçados a tomar decisões

·         Somos obrigados a fazer escolhas

·         Este é o princípio da fé cristã evangélica, de que a nossa vida é feita de escolhas

 

Já no jardim o Senhor Deus começou a dar ao homem a opção de fazer escolhas:

Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente; mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. (Gn. 2:16-17)

 

·         Muitos perguntam porque Deus colocou esta árvore, se sabia que o homem pecaria

·         Aqui porém está demonstrada uma prova do amor de Deus

·         Que consiste exatamente nisto: que Deus nos dá escolhas

·         Ele não nos quer como robôs que o obedeçam por que já está programado assim fazê-lo

·         Mas constantemente temos a possibilidade de escolher

 

Há alguns pontos a serem considerados quando fazemos escolhas

1º. Escolhas envolvem sacrifícios

·         Quando fazemos uma escolha, selecionamos uma opção em detrimento da outra (exemplificar)

·         Se formos para a direita, não podemos ir para a esquerda

·         A palavra escolha é sinônimo de alternativa, opção, dilema, preferência, etc.

·         E Deus exige do homem que faça a opção

·         Porque não existe meio cristão, meio salvo, meio espírito santo, e nenhum tipo de outro meio para Deus

·         Ele nos quer por inteiro e não só pela metade

Jesus nos adverte sobre isto no Livro de Apocalipse: Apocalipse 3:15 - “Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; oxalá foras frio ou quente!

·         Ao fazermos escolhas temos que saber que há um preço a ser pago

·         Gálatas 6:7 Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará.

·         Muitas vezes escolhas imediatas podem trazer conseqüências terríveis

 

Por isto nosso segundo ponto nesta noite:

 

2º Escolhas trazem conseqüências

·         Boas ou ruins

·         Por isto é importante refletir sobre o que vamos fazer antes de tomar uma decisão

·         Algumas ponderações devem ser feitas

o        Será que Jesus faria o que eu faço

o        Se é pecado, não deve ser feito

o        Se o Espírito Santo me inquieta e me deixa intranqüilo, então não devo tomar taldecisão

§         Nós temos a nossa consciência

§         E se somos filhos de Deus, a Bíblia diz que devemos ter a mente de Cristo:I Coríntios 2:16 - Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.

§         Atos 5:1-10 nos conta a história de Ananias e Safira: Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade, e reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e levando a outra parte, a depositou aos pés dos apóstolos. Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno? Enquanto o possuías, não era teu? e vendido, não estava o preço em teu poder? Como, pois, formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E grande temor veio sobre todos os que souberam disto. Levantando-se os moços, cobriram-no e, transportando-o para fora, o sepultaram. Depois de um intervalo de cerca de três horas, entrou também sua mulher, sabendo o que havia acontecido. E perguntou-lhe Pedro: Dize-me vendestes por tanto aquele terreno? E ela respondeu: Sim, por tanto. Então Pedro lhe disse: Por que é que combinastes entre vós provar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e te levarão também a ti. Imediatamente ela caiu aos pés dele e expirou. E entrando os moços, acharam-na morta e, levando-a para fora, sepultaram-na ao lado do marido. (COMENTAR)

·         Muitas vezes tomamos decisões pensando somente no que os homens vão ver

·         Pior que isto, muitas vezes não importa se outros vejam, mas se os irmão não estiveremvendo

·         Mas Deus vê todas as coisas (Pv. 15:3 - Os olhos do Senhor estão em todo lugar)

·         Não tenho que tomar uma decisão pensando no que os outros vão pensar

·         É Deus que devo levar em consideração

·         Sabem, tem muitas coisas que os homens convencionaram como pecado e que não são naprática

·         Gostaria que a Igreja levasse isto em consideração

o        Vestes, o que comer ou beber (Mt. 15:11), pessoas com quem andamos (pecadores), pessoas arrependidas e outras coisas são motivos para excluir membros de igrejas

o        Não pagar contas, mentir, orgulho, racismo, desobediência à liderança e tantas outras coisas mais pecaminosas não são levadas em consideração

·         Por isso tome a decisão de nunca julgar, decida-se por isto também (Romanos 2:1Portanto, és inescusável, ó homem, qualquer que sejas, quando julgas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu que julgas, praticas o mesmo.)

·         Muitas vezes as escolhas envolvem sacrifícios financeiros

·         Mateus é um caso típico: Lucas 19:8 Zaqueu, porém, levantando-se, disse ao Senhor: Eis aqui, Senhor, dou aos pobres metade dos meus bens; e se em alguma coisa tenho defraudado alguém, eu lho restituo quadruplicado.

·         Existem negócios que é melhor perder

·         Todo sacrifício feito por amor a Deus será recompensado (Tem mais Deus pra dar que o diabo pra tirar) - Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra (Apocalipse 22:12)

 

·         Existem muitas escolhas que podemos fazer:

o        Algumas parecem de pouca importância para a eternidade

§         Morar aqui ou em outro lugar, ir ou não pescar no fim de semana, visitar alguém, ir de carro ou a pé ou de ônibus ou de bicicleta

o        Mas existem umas fundamentais, creio que as três mais importantes são

§         Amar: (I João 3:14 Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama permanece na morte.)

§         Perdoar (Marcos 11:25 Quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que também vosso Pai que está no céu, vos perdoe as vossas ofensas.)

§         Obedecer (I Samuel 15:22 Samuel, porém, disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à voz do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, do que a gordura de carneiros)

·         Cada um destes pontos envolve uma decisão

o        Não espere ter vontade de amar para amar, de perdoar para perdoar ou de obedecer para obedecer

o        Simplesmente diga: eu tomo a decisão de amar, apesar das circunstâncias,

o        Perdoar apesar do que me fizeram

o        De obedecer, mesmo que isto significa ter que me humilhar

 

Agora quer entrar no principal tipo de escolha

·         Aceitar a Cristo:

C.H. Spurgeon foi um famoso evangelista. Certa vez, enquanto falava a seus alunos a respeito da oração, um deles lhe perguntou como se pode saber se as orações serão respondidas. Spurgeon, então, tirou do bolso um relógio de ouro e o colocou sobre a mesa, dizendo que quem quisesse poderia levá-lo. Todos os alunos ficaram muito agitados. Uns simplesmente não podiam crer que um relógio tão bonito pudesse ser dado assim. Outros comentavam: Se eu quiser pegar o relógio, e ele decidir tomá-lo de volta, não ficaria embaraçado? Entrementes, ainda outros diziam: E se ele mudar de idéia de repente? Nesse ínterim, uma garotinha dirigiu-se ao senhor Spurgeon e disse, com resolução: Eu quero o relógio. Tome-o, e tenha cuidado para o manter sempre em bom estado. E, concluindo, acrescentou Spurgeon: Quando eu disse que daria o relógio, realmente falei sério. Por que vocês não creram? Vejam bem: o que Deus nos deseja dar é algo muito mais precioso que o relógio - Ele nos quer dar Seu próprio Filho para ser nossa vida. Por que, então, estando Deus querendo tanto dar, estamos ainda hesitantes em receber?

·         Tome esta importante decisão, receba a Cristo genuinamente, todos os dias.

·         Provérbios 2:1-6 - Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e entesourares contigo os meus mandamentos, para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento; sim, se clamares por discernimento, e por entendimento alçares a tua voz; se o buscares como a prata e o procurares como a tesouros escondidos; então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus. Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca procedem o conhecimento e o entendimento

 

 

Sidinei Egon Simon