Ceia do Senhor

27/07/2015 17:22

Como cristãos evangélicos cremos em somente duas ordenanças: O Batismo e a Ceia do Senhor. O batismo já vimos num estudo anterior. A ceia veremos hoje.

 

A ceia do Senhor foi instituída pelo Senhor Jesus no momento em que ceava pela última vez com seus discípulos (leia I Corintios 11:23-26). O que iria acontecer com o Senhor naquela noite ? _________________________ (v. 23). Esta foi a noite anterior à ______________________ de Jesus.

 

A ceia é uma simbologia

 

1. No v. 24 Jesus disse que o pão representava o seu _________________________. No v.25 Jesus falou que o Cálice representava o seu ____________________________.

 

2. Jesus falou do seu corpo DADO e de seu SANGUE que foi DERRAMADO. A que acontecimento se referia? _____________________________.

 

3. Fica claro, então, que na Ceia, o pão representa ____________________________ e que o Cálice representa ___________________________________________.

 

4. Leia João 6:56; Jesus disse: “Quem comer a minha carne e beber o meu sangue, ________________ ______________________”. Então, na ceia do Senhor expressamos nossa UNIÃO com ___________ (leia I Corintios 10:17)

 

5. Estamos unidos com Cristo pelo que Ele fez por nós na cruz. É a sua morte que relembramos na Ceia. Mas também na ceia expressamos nossa União com nosso ___________________________ (leia I Corintios 10:17)

 

6. A Ceia do Senhor realça que, em Cristo, somos uma ___________________________ (Ef. 2:19)

 

7. Quando celebramos a Ceia não somente relembramos um acontecimento do passado (a morte do Senhor). Também pensamos em algo que acontecerá no futuro. Leia I Cor. 11:26 e descubras que mais proclamamos na Ceia: __________________________________________________.

 

8. Leia Mc. 14:25 e resposta: Em que acontecimento pensamos ao participar da Ceia ? _________________________.

 

Ainda sobre a Ceia

- não confere graça

- os elementos não mudam

 

PARA TERMINAR: Dê graças ao Senhor porque deu Seu corpo e sangue para termos união com e ele, e uns com os outros e porque um dia virá o